quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR "RAIMUNDO REIS" - NEP/BENGUÍ.


NEP: A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO SOCIAL.

O Núcleo de Educação Popular Raimundo Reis (NEP), é uma entidade de caráter popular, sem fins lucrativos, fundada em 23 de outubro de 1989, que funciona no Bairro do Benguí. Teve sua origem em 1985 quando um grupo de educadores populares, preocupados com altos índices de analfabetismo, deu inicio ao processo de alfabetização de jovens e adultos no bairro, através dos Círculos de cultura, com propósito de enfrentar situações de abandono e exclusão social no bairro do Benguí e adjacências, em especial, entre jovens e adultos em situação de analfabetismo e vulnerabilidade social.

Desta forma, o NEP vem atuando na área da educação, tendo como eixo norteador de suas ações políticas pedagógicas, pautada em experiências de educação popular, numa perspectiva freiriana que há mais de 20 anos se constitui em uma ferramenta de organização e participação popular em contexto de comunidade em defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, jovens e adultos do bairro do Benguí e adjacências, em especial, dos que vivem socialmente excluídos de acesso aos bens e serviços socioculturais como direitos básicos de cidadania plena.

Como base desses princípios socioculturais, a educação de jovens e adultos tem sido o marco legal das linhas de ações, que ocorre através do fomento de práticas de leitura, alfabetização e acesso a outras formas de culturas que fundamentam a área da educação como um direito social constituído, conforme preconiza a Constituição Federal/88 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDBEN/96.

Nesse sentido, contribuir com o processo de organização cidadã dos moradores do bairro do Benguí, a partir da formação inicial e continuada de educadores populares, professores, lideranças sociais que atuam na área da educação em escolas, pastorais, grupos culturais e comunidades locais e adjacentes, bem como desenvolver ações de apoio e estimulo a elevação da escolaridade, utilizando a informática educativa, enquanto instrumento de inclusão digital, incentivando a leitura, pesquisas e produções textuais e alfabetização tecnológica como espaço de diálogo e formação socioeducativa e de comunicação social. E, portanto, potencializar o espaço pedagógico da sala do Centro de Inclusão Digital e Sala de Leitura existente no NEP, enquanto instrumento socioeducativo e cultural a fim de resgatar e valorizar a identidade sociocultural da Amazônia paraense, em interfaces com as memórias e saberes da comunidade local.

  Partindo desses princípios, a coordenação do NEP tem buscado empreender esforços na construção da construção de espaços de diálogo, acesso a cultura e cidadania como forma de articulação de parceria com instituições acadêmicas, a exemplo do Instituto de Ciências da Educação – ICED e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ/UFPA e entidades da sociedade civil organizada do bairro e de outros segmentos afins, no intuito de fortalecer as experiências de educação popular como instrumento de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do bairro do Benguí, privilegiando os que moram em espaços exíguos e não tem onde estudar ou que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.

De fato construir possibilidades de acesso à educação que promova o desenvolvimento humanizado das relações socioeducativos e culturais, na perspectiva de uma educação cidadã, capaz de promover a formação integral de sujeitos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.

 

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